workplace palhano - ambiente motivacional

O estresse e a desmotivação causada pelo ambiente de trabalho é algo que tira o sono de muitos profissionais. Logo, não é novidade que as organizações que prezam pelo pensamento inovador e excelência no desempenho de suas atividades adotam medidas para criar um ambiente motivacional para os seus funcionários. Por isso, levar em consideração a satisfação dos seus colaboradores gera diversos benefícios para a empresa.

Lucratividade, uma imagem social positiva, atração de talentos, desempenho superior, baixa rotatividade, espaço de trabalho agradável e maior criatividade são alguns exemplos. Veja a seguir, 5 dicas para implementar um ambiente motivacional em sua empresa. Vamos lá!

1 – Aposte em um ambiente físico que estimule a produtividade

A estética do ambiente de trabalho vai muito além de demonstrar profissionalismo e o alto nível da empresa, ela pode ser uma importante aliada para a produtividade da sua equipe. Assim, o design, layout, cores e elementos decorativos de um escritório são itens que em conjunto podem proporcionar bem-estar e convocar os colaboradores para desenvolverem as suas funções de acordo com valores como a excelência e busca contínua pela resolução dos problemas que surgirem.

2 – Estipule metas e desafios

Um ambiente de trabalho que é orientado para metas que equilibram o desafio e as condições reais e que envolvem as atividades profissionais, faz com que os colaboradores apresentem melhores desempenhos. É o que defende a teoria do estabelecimento de metas, desenvolvida pelo renomado psicólogo norte-americano Edwin A. Looke.

Um clima organizacional que valoriza e reconhece os êxitos alcançados e orientados por metas faz com que os trabalhadores se sintam mais motivados a executarem o seu trabalho e superar as expectativas.

3 – Valorize a liderança

No ambiente de trabalho, profissionais que ocupam cargos de liderança possuem mais influência sobre a motivação dos seus subordinados do que se imagina. Na verdade, a postura do líder é que dita, ainda que inconscientemente, para os demais colaboradores que compartilham o mesmo ambiente se determinados problemas e metas podem ou não serem alcançados e resolvidos.

A teoria da meta e do caminho, criada por Robert House e Martins Evans apontou essa dinâmica e chamou a atenção para o fato de que é papel do líder manejar as variáveis motivacionais para conseguir o melhor da sua equipe.

4 – Promova o reconhecimento e a valorização

Esse tópico complementa a ideia apresentada no 2 item, pois um fator está diretamente relacionado ao outro. Além de chamar os colaboradores para o desafio, definir metas que sejam claras, específicas e com prazo definido, é necessário valorizar e reconhecer todas as vezes que seus funcionários se mostram à altura das expectativas geradas.

A quantidade de vezes em que eles alcançam sucesso também serve de termômetro para identificar o nível de autoeficácia de cada um. Como foi abordado na terceira dica, o papel do líder é fundamental para amarrar todas essas estratégias. Por isso, aquele feedback conciso é indispensável para manter a inspiração em alta em um ambiente motivacional.

Agora que você já conhece os benefícios de criar um ambiente motivacional para os seus funcionários e anotou algumas dicas para implementar essa ideia no seu negócio, que tal nos visitar e conhecer os nossos serviços? Entre em contato e agende uma visita!

Deixe um comentário