workplace palhano - transformação digital

Computação em nuvem, Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas… A transformação digital deu origem a inúmeros conceitos já disseminados. Porém, mais do que isso, ela provocou uma transformação profunda na sociedade. As empresas obviamente, não estiveram alheias a essas mudanças. A propósito, a tecnologia hoje possui um papel preponderante no desenvolvimento das organizações.

O bem da verdade, a transformação digital deixou de ser uma aposta para se transformar em sobrevivência. Não há mais como conceber uma empresa líder de mercado que não usufrua das inovações proporcionadas pela chamada “quarta revolução industrial”.

Sabemos que a mudança de cultura empresarial ainda assusta gestores e empresários, mas na sequência deste artigo, você descobrirá por que a transformação digital é benéfica para o seu negócio.

O que é transformação digital?

A transformação digital é um fenômeno que contempla a incorporação de tecnologias digitais para a solução de problemas tradicionais. Como exemplo dessas tecnologias, podemos citar computação em nuvem (cloud computing), softwares automatizadores, Big Data, Business Intelligence, entre outras.

Este conceito também significa uma mudança de cultura do negócio, pois impacta diretamente os processos internos e o valor que é entregue ao mercado. Essa mudança pode ser evolutiva ou disruptiva.

Importância da transformação digital

Como supracitado, a transformação digital é inicialmente uma questão de sobrevivência. Com a disseminação e o barateamento da tecnologia, a concorrência aumentou. Mas não somente isso: os meios digitais, como sites e aplicativos, já são responsáveis por uma grande fatia do faturamento das organizações.

Benefícios da transformação digital

Para entender melhor como a transformação digital é benéfica para a sua empresa, vamos mostrar algumas das vantagens que ela proporciona para o seu negócio:

Melhora a experiência do cliente

Este é o principal pilar da transformação digital: a possibilidade de melhorar a satisfação dos clientes, que é o foco de todas as ações. As empresas hoje podem e devem adotar uma estratégia omnichannel (multicanal) que permite manter seu negócio disponível para o público independentemente de onde o seu consumidor está.

O consumidor quer, acima de tudo, praticidade (comprar pela internet, por exemplo) e qualidade dos produtos e serviços. Se o seu negócio adota a mesma comunicação em todos os canais (lojas físicas, e-mail, chat, telefone, etc), adota uma comunicação personalizada e oferece uma experiência incrível, a satisfação é garantida.

Transforma os processos internos

Para que a sua empresa seja capaz de melhorar a experiência do cliente, ela precisa antes de qualquer coisa, amadurecer digitalmente. E isto pode implicar em transformação de seus processos internos. A integração de setores, por exemplo, melhora o fluxo de informações e aumenta a produtividade.

Logicamente, a automação desempenha um papel importante neste quesito, eliminando processos manuais e repetitivos, além de diminuir a incidência de erros.

Maior controle da gestão

A quantidade de informações geradas a partir dos recursos da transformação digital permite, entre outras coisas, uma tomada de decisão mais assertiva, a identificação de gargalos nos processos e, consequentemente, uma vantagem competitiva.

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