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O planejamento estratégico de uma empresa é uma das suas principais atividades, afinal, atuará como o responsável por direcionar os esforços e recursos da organização no intuito de atingir os objetivos pretendidos.

Por definição, o planejamento estratégico é um processo que busca estabelecer os melhores caminhos a serem trilhados pela empresa e que proporcionem o alcance das suas metas e objetivos no médio e em longo prazo — geralmente de 5 a 10 anos.

Essa é uma etapa muito importante para o sucesso da empresa, de modo que, sem o devido planejamento estratégico os gestores não terão um objetivo concreto a ser atingido. Em outras palavras, a sua ausência significa que a empresa não tem um propósito consistente e que qualquer trajetória pode ser trilhada.

Então, não deixe de elaborar e colocar em prática o seu planejamento estratégico, pois, isso vai garantir que a sua empresa tenha atividades estruturadas e com foco em resultados.

Para te ajudar nessa etapa tão importante da sua empresa, nós trazemos até você 5 dicas para desenvolver o planejamento estratégico e ter coesão nas atividades e esforços organizacionais.

1 — Estabeleça a missão, visão e valores da empresa

Esse é o principal ponto do planejamento estratégico que á a definição da missão, visão e os valores da empresa, de modo que, esses três elementos vão direcionar o restante do planejamento organizacional. Vejamos o que cada um deles representa:

• Missão — é o que a empresa se propõe a fazer, ou seja, a sua razão de existir em prol do atendimento das necessidades do seu público;

• Visão — é o que se espera e deseja para o empreendimento no longo prazo;

• Valores — são os princípios éticos e morais que regem a conduta da empresa.

A partir desses três elementos será possível pensar na próxima fase que é a pesquisa de mercado.

2 — Pesquisa de mercado

Agora que foi definida a missão, visão e valores do seu negócio chegou o momento de iniciar a pesquisa de mercado, pois, com base nela será possível identificar o seu público-alvo, os principais concorrentes, melhor localização para o empreendimento, se as pessoas estarão dispostas a pagarem pelos seus produtos e serviços e demais fatores que são determinantes para o sucesso do seu empreendimento.

Com os resultados da pesquisa de mercado em mãos, você deve realizar a união com os elementos anteriores (missão, visão e valores), munindo os decisores com as principais informações para darem prosseguimento na elaboração do planejamento estratégico.

3 — Aplique a Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta em forma de matriz muito útil e fácil de ser aplicada, e busca identificar tudo o que seu negócio tem a favor e os fatores que devem ser melhorados.

Os seus elementos são:

• S — Strengths — são as forças que a empresa tem;

• W — Weaknesses — são as fraquezas que a empresa apresenta;

• O — Opportunities — são as oportunidades que estão à sua disposição;

• T — Threats — são as ameaças inerentes ao alcance dos objetivos.

As forças e fraquezas estão no ambiente interno da empresa, enquanto as oportunidades e ameaças fazem parte do ambiente externo da organização. De maneira geral, a empresa pode controlar o que está no seu ambiente interno (forças e fraquezas). Já o que está no ambiente externo (ameaças e oportunidades) não é passível de controle direto, porém, há a possibilidade de buscar a sua adaptação para alcançar vantagens competitivas no mercado em que atua.

4 — Elabore o modelo de negócio

Não é possível falar de planejamento estratégico sem a elaboração do modelo de negócio. Essa metodologia vai descrever tudo o que envolve o empreendimento, tais como: proposta de valor, segmento de clientes, os canais de distribuição, relacionamento com o cliente, atividade-chave, recursos, parcerias, fontes de receita e estrutura de custos.

Uma das ferramentas de modelo de negócio mais utilizadas durante a elaboração do planejamento estratégico é o Canvas, pois, você terá o panorama de todo o cenário de forma visual, além de ser uma ferramenta dinâmica e de atualização constante.

5 — Planejamento estratégico — união de todos os elementos

O planejamento estratégico é a união de todas as informações obtidas na utilização das ferramentas e estratégias citadas nos tópicos anteriores e, a partir daí, será possível elaborar um macroplanejamento com foco no médio e longo prazo.

Tenha em mente que o planejamento estratégico não deve ser estático, ou seja, esse deve ser constantemente atualizado e aprimorado para se adequar ao atual cenário da empresa e, também, para se preparar para o futuro.

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